(19)99140-0533

NO AR

DOMINGUEIRA NOVA INFORMATIVA

Com Vaguinho

Tecnologia

Cientistas criam luva capaz de “traduzir” língua americana de sinais

Publicada em 01/07/20 as 16:21h por Nova Informativa | Música | Notícias | Promoções - 49 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Nova Informativa | Música | Notícias | Promoções)

Um grupo de cientistas da Universidade da California (UCLA) desenvolveram um equipamento que é capaz de traduzir – quase que instantaneamente – os gestos da língua americana de sinais emitido pelas pessoas em palavras escritas.

Trata-se de uma luva que – ao ser vestida – é capaz de identificar quase todos os gestos emitidos pela pessoa. Ela possui uma tecnologia com sensores finos e elásticos que envolvem todos os dedos das mãos e detectar seus movimentos por meio de fios elétricos que são inseridos nos sensores dela. Dessa forma, o material é capaz de identificar palavras, letras e números emitidos na linguagem americana de sinais.

Após detectar os movimentos e fazer a “tradução” das palavras, a luva transfere os dados captados para um aplicativo para smartphone conectado ao acessório, que transmitirá os dados captados ao usuário.

Imagem: reprodução

Apesar de não ser a primeira vez que a comunidade científica testa um produto do tipo, essa luva se revelou mais promissora, principalmente devido ao seu tamanho e peso, já que as outras soluções apresentadas previamente eram mais pesadas e desconfortáveis ao usar.

Nos testes realizados pela equipe de desenvolvimento da luva, os participantes repetiram cada gesto por 15 vezes e o algoritmo personalizado dela traduziu esses movimentos em letras, números e palavras. Após a programação, o acessório foi capaz de reconhecer 660 sinais emitidos, incluindo todas as letras do alfabeto e os numerais de 0 a 9.

 

Nossa esperança é que isso abra um caminho fácil para as pessoas que usam a linguagem de sinais se comunicarem diretamente com quem não usa, sem precisar de outra pessoa para tradução. Além disso, esperamos que isso ajude mais pessoas a aprenderem a linguagem de sinais

Jun Chen
Professor na Universidade da California.

Além da captação dos sinais manuais, a equipe ainda colou adesivos nos rostos dos participantes para tentar obter, também, os resultados referentes às expressões faciais que também fazem parte da linguagem americana de sinais.

Imagem: reprodução

A equipe espera, ainda, disponibilizar a luva para comercialização o quanto antes, assim que o projeto seja concluído. Os cientistas esperam conseguir acelerar ainda mais o tempo de tradução para que isso seja feito.

A língua americana de sinais é um dos idiomas gestuais mais predominantes no mundo, sendo utilizada, principalmente, em três países: Estados Unidos, em algumas partes do México e no Canadá (em regiões do país onde o inglês é o idioma mais falado).

Vale lembrar que os cientistas da Universidade da California são responsáveis por diversas pesquisas que visam aplicar melhorias na área da saúde. Em um projeto recente, um grupo de pesquisadores da UCLA criou um robô capaz de fazer suturas após cirurgias com precisão de 85,5%,













ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 99140-0533

Visitas: 562882
Usuários Online: 1094
Copyright (c) 2020 - Nova Informativa | Música | Notícias | Promoções - Nova Informativa | Músicas | Notícias | Promoções