(19) 99140-0533

NO AR

AS MELHORES MUSICAS

Com Nova Informativa

Brasil

Diagnóstico precoce reduz até 30% a possibilidade de morte por câncer

Publicada em 09/04/2022 às 10:19h - 5 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Números divulgados na última edição do Painel da Abramed, Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), indicam uma redução de 28,3% de mamografias feitas no país em 2021, em comparação com o período pré-pandemia. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, especialistas alertam sobre a importância do diagnóstico precoce.

No último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em junho de 2021, o câncer de mama, tumor com maior incidência e mortalidade entre as mulheres, é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres do Brasil inteiro, totalizando 29,7% de casos em 2020, com aproximadamente 66 mil novas ocorrências.

 

A médica radiologista, Dra. Eloísa Amaral da Silva observa que os indicadores chancelam a importância dos cuidados preventivos com a saúde. “Até as pessoas com a rotina mais corrida precisam entender que nada é mais importante do que a atenção à saúde, à observação do corpo e dos sinais que ele pode estar emitindo. Isso é um passo super importante e com a medicina diagnóstica cada vez mais evoluída, a precisão diagnostica e consequentemente melhor indicação de tratamento, aumenta as chances de cura dos pacientes. Um diagnóstico tardio pode causar danos sérios não só para pacientes, mas também para o sistema de saúde”, alerta.

Para reduzir os fatores de risco, é importante adotar hábitos saudáveis como: praticar atividades física regularmente; alimentar-se de forma balanceada; evitar o consumo excessivo de álcool e fazer a mamografia com regularidade anual. “Uma realidade que precisa mudar. Um diagnóstico tardio pode desencadear consequências graves. É uma doença que leva a óbito mais 17 mil mulheres todos os anos no Brasil”, analisa a médica.

Outro alerta da médica é que mesmo o exame sendo indicado para mulheres, homens também precisam observar com atenção a saúde das mamas. “É muito comum vermos pacientes deixando a prevenção de lado, principalmente entre o público masculino. O exame como a mamografia, por exemplo, para detectar tumores não observados em autoexames, por isso também é indicado para homens em casos de alguma sensibilidade no mamilo, identificação de nódulo ou aumento de volume”, conclui.

 

A mamografia é fundamental para a detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura. Um desses casos foi o da Andréa de Almeida Silva, de 48 anos de idade, diarista e cuidadora de bebês prematuros. 

Ela descobriu um nódulo no seio exatamente no dia 08 de março de 2020, ao fazer um autoexame durante o banho. Na ocasião, sua irmã comentou sobre a Carreta de Mamografia da ação “Todos pelo Rosa”, da FIDI em parceria com a ONG Américas Amigas, que estava em Guarulhos, realizando ultrassom e mamografia gratuitamente. Na mesma semana, ela fez os exames na própria carreta e foi encaminhada para a realização da biópsia. O diagnóstico: câncer de mama.
 

“Eu achava que não precisava fazer mamografia antes por conta da minha idade. Apesar disso, sempre fiz o autoexame para estar sempre de olho e, quando senti o nódulo, decidi ir para a Carreta porque, por conta da pandemia, a fila para o exame ia demorar muito”, comenta Andréa.

Quando a descoberta aconteceu, o câncer ainda estava em estágio inicial e, para o tratamento, foram feitas algumas sessões de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Atualmente, Andréa está curada e já voltou ao trabalho e a vida normal. “Foram nove meses de procedimentos e tive pessoas maravilhosas ao meu lado que me apoiaram durante todo esse processo. Hoje, faço acompanhamento a cada seis meses e posso dizer que eu venci o câncer”, finaliza.

Carreta da mamografia chega na próxima semana em Limeira

A partir de segunda-feira, dia 12, o veículo do programa estadual Mulheres de Peito volta a cidade de Limeira. A Carreta ficará no Parque Cidade até o dia 23 de abril.

Segundo o deputado estadual Murilo Félix (Podemos), que intermediou a ação, cerca de 500 mulheres serão atendidas gratuitamente. Ele também reforçou a importância do exame para o diagnóstico precoce. "Peço que os maridos, filhos, sobrinhos, netos, amigos incentivem as mulheres a fazerem o exame que pode salvar vidas por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama", declara.

 

Pacientes de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico para fazer a mamografia na carreta. Basta apresentar o documento de identidade (RG) e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos têm que apresentar de pedido médico, além de RG e cartão SUS. A regra segue portaria referente à faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O atendimento será por demanda espontânea – de segunda a sexta-feira serão entregues 50 senhas por dia e, no sábado, 25. Pacientes dos municípios vizinhos também poderão utilizar o serviço médico gratuito em Limeira. Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 99140-0533

Visitas: 20781
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2022 - Nova Informativa
Converse conosco pelo Whatsapp!