VÍDEO: Chuva forte causa alagamentos e faz Rio Barra Mansa transbordar
24/01/2026
(Foto: Reprodução) VÍDEO: Chuva forte causa alagamentos e faz Rio Barra Mansa transbordar
Uma forte chuva causou alagamentos e fez o Rio Barra Mansa transbordar na tarde deste sábado (24) em Barra Mansa (RJ). Segundo relatos enviados a produção da TV Rio Sul, as sirenes de monitoramento foram acionadas.
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 37,5 milímetros de chuva e é recomendado que os moradores evitem circular por locais com acúmulo de água, como vias alagadas.
Em imagens enviadas para a produção da TV Rio Sul, é possível ver o nível da água do rio. (Veja acima).
De acordo com o Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente, a cota de transbordamento do Rio Barra Mansa é de 2 metros. Por volta de 15h, o nível das águas atingiu 2.43 metros.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
VÍDEO: Chuva forte causa alagamentos e faz Rio Barra Mansa transbordar
Em nota, a Defesa Civil da cidade informou que os pontos de acolhimento para os moradores já estão em funcionamento no Colégio Municipal Clécio Penedo e na Escola Humberto Quinto Chiesse (Confira na íntegra).
Confira nota da Defesa Civil
''A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barra Mansa (Compdec) informa, na tarde deste sábado (24), que o volume de chuva registrado no município é considerado moderado, com acumulado aproximado de 35,7 milímetros por hora. No entanto, devido à continuidade das precipitações, grande parte do sistema de drenagem encontra-se saturada, o que resultou em pontos de alagamento em diferentes regiões da cidade.
Diante da elevação do nível do Rio Barra Mansa, sirenes preventivas foram acionadas nos bairros Nova Esperança e Boa Sorte, já que há risco de inundação em áreas próximas às margens do rio. Para apoio à população, estão disponíveis como pontos de acolhimento o Colégio Municipal Clécio Penedo e a Escola Municipal Humberto Quinto Chiesse.
As equipes da Defesa Civil seguem em estado de atenção e mantêm o monitoramento constante das áreas de risco no município. O órgão orienta que os moradores evitem circular por locais com acúmulo de água, incluindo vias alagadas, e fiquem atentos a qualquer sinal de instabilidade em encostas.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.''
VÍDEO: Chuva forte causa alagamentos e faz Rio Barra Mansa transbordar
Reprodução/Inea
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul