Veja a lista de cidades com mais furtos de energia, os chamados “gatos”, no Vale do Paraíba e região
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Imagem de arquivo - Torres de transmissão de energia elétrica em São José dos Campos, no Vale do Paraíba
LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Um levantamento da EDP aponta Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté entre os municípios com maior volume de energia recuperada em ações contra ligações clandestinas em 2025.
Os dados são da concessionária, responsável pelo fornecimento de energia em cidades da região, e foram divulgados a pedido do g1. Veja o ranking das cidades com maior volume de energia recuperada em 2025:
Pindamonhangaba: 1,8 GWh
São José dos Campos: 1,5 GWh
Taubaté: 1,4 GWh
São Sebastião: 1,2 GWh
Caraguatatuba: 1,1 GWh
🔎 GWh é a sigla de Gigawatt-hora e corresponde a 1 milhão de quilowatts-hora (kWh).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
No total, foram recuperados 9,2 GWh de energia ao longo de 2025. O volume é suficiente para abastecer, por um mês, o município de Tremembé, que tem cerca de 51 mil habitantes.
Segundo a EDP, ao longo do ano foram realizadas 32.095 inspeções em cidades da área de concessão em São Paulo -- uma média de mais de 2,6 mil inspeções por mês.
As ações tiveram como foco identificar ligações clandestinas e outras irregularidades que afetam a segurança da rede elétrica e a qualidade do fornecimento. Alguns exemplos são furtos de energia flagrados em padarias em Taubaté e em Pindamonhangaba, no ano passado.
Em parte das fiscalizações, houve atuação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Militar, com acompanhamento de perícia policial. Em alguns casos, os responsáveis foram levados à delegacia para os procedimentos legais.
A concessionária alerta que, além de crime previsto no Código Penal, o furto de energia representa risco de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina