Show de Marina Sena e Festival da Poesia: Confira a agenda cultural do fim de semana de Fortaleza
27/02/2026
(Foto: Reprodução) Show, exposições e programação infantil movimentam a agenda cultural de Fortaleza neste fim de semana. A programação reúne atrações para diferentes públicos, com eventos gratuitos espalhados pela cidade.
Entre os destaques estão o show de Marina Sena, o Festival da Poesia e atividades voltadas para crianças e famílias, além de exposições. A maioria das atividades tem entrada gratuita.
Clique e siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Veja as opções:
Show de Marina Sena
Marina Sena se apresenta em Fortaleza no dia 1º de março.
Reprodução/Redes Sociais
A cantora Marina Sena se apresenta em Fortaleza no dia 1º de março, na Praia do Futuro, no Ahau Beach Club.
O show é inspirado no projeto “Marinada” e traz ao palco um repertório que mistura pop e brasilidade, em clima de verão. A programação também contará com participação de músicos cearenses.
Os ingressos estão à venda online, no site ingresse.com e presencialmente na Ahau Beach Club.
Mostra “Nise – A Revolução pelo Afeto”
Mostra em Fortaleza destaca a revolução afetiva de Nise da Silveira na saúde mental
A mostra “Nise - A Revolução pelo Afeto” está em seus últimos dias na Caixa Cultural Fortaleza. Aberta ao público até 1º de março, a exposição propõe um mergulho na trajetória da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, destacando sua atuação pioneira na humanização do tratamento em saúde mental no Brasil.
A mostra reúne 157 obras de 11 artistas, entre pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e esculturas, além de documentos e publicações históricas do Museu de Imagens do Inconsciente, fundado por Nise no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, com visitação de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h.
Exposição “Amar se aprende amando”
Exposição “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, encerra no próximo dia 15 de março.
Marília Camelo/Divulgação
A exposição “Amar se aprende amando”, do artista cearense Antonio Bandeira, entra em seus últimos dias e segue em cartaz até 15 de março na Pinacoteca do Ceará.
Mais antiga em exibição no museu, a mostra está aberta desde a inauguração do espaço, em dezembro de 2022, e é considerada a maior já realizada sobre o artista. A curadoria é assinada por Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto
📍 Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, Praça da Estação s/n, Centro
🕒 Horários de funcionamento: Quarta a sexta, das 10h às 18h; Sábado, das 12h às 20h; Domingo, das 10h às 17h.
Entrada gratuita.
Festival da Poesia de Fortaleza
Festival da Poesia de Fortaleza tem programação gratuita neste sábado (28).
Divulgação
A sexta edição do Letra Viva – Festival da Poesia de Fortaleza segue com programação neste sábado (28), no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. As atividades começam às 18h e são gratuitas.
A abertura será com o seminário “A representação da experiência surda na poesia: uma exploração literária”, com participação de Franciscus Galba, Talles Azigon e Renata Freitas, com mediação em Libras/Português. Às 19h, acontece o Sarau Literário em Libras, espaço voltado ao protagonismo da Comunidade Surda, mas aberto também a ouvintes, com intérpretes disponíveis para promover a integração por meio da arte.
🎭 Espetáculo “Ritos de Passagem”
Espetáculo “Ritos de Passagem” une circo, teatro e dança.
Ana Raquel Santiago/Divulgação
“Ritos de Passagem”, da Cia. Acaso, é um espetáculo que mistura circo, teatro e dança para homenagear as mulheres da família Sousa Pereira, as “10 Marias”, e suas raízes no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A obra parte da história da família materna do artista e pesquisador Rafael Abreu, uma das primeiras a contribuir para a formação do bairro a partir da década de 1960.
Em cena, Rafael divide o palco com uma bola de equilíbrio de 90 centímetros, chamada Osmarina, em um duo que explora o corpo funâmbulo e dialoga com memórias familiares, migração e pertencimento. A trilha sonora é assinada por Rafael Vieira.
O espetáculo fica em cartaz no Teatro B. de Paiva, no Hub Cultural Porto Dragão, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, com sessões às 19h (sexta e sábado) e às 18h (domingo). Há acessibilidade em Libras às sextas-feiras. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda no local e na plataforma Sympla.
🖼️ Exposição “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade”
Exposição “Quilombolas” está em cartaz no Museu da Cultura Cearense
O Museu da Cultura Cearense (MCC) apresenta a mostra “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade”, com curadoria de Cícera Barbosa e Joseli Cordeiro. A exposição propõe uma reflexão sobre o quilombo como projeto vivo, coletivo e em permanente construção, destacando a ancestralidade como força criadora e política.
A visitação é gratuita: sexta-feira, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 20h.
Exposição “Quilombolas” está em cartaz no Museu da Cultura Cearense.
Divulgação
🖼️ Exposição “Bloco do Prazer”
Exposição “Bloco do Prazer” está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) apresenta a mostra “Bloco do Prazer”, inspirada na canção de Fausto Nilo e Moraes Moreira, imortalizada por Gal Costa. A exposição propõe uma reflexão sobre a festa como expressão cultural, potência política e criação coletiva.
A visitação é gratuita: sexta-feira, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 20h.
Exposição “Bloco do Prazer” está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.
Artur Bluz/Divulgação
📷 Mostra “Diamantes Negros”
Mostra “Diamantes Negros”.
Mateus Lucas/Luís Pablo/Carll Souza/Divulgação
Parte da programação do Mês da Visibilidade Trans, a exposição “Diamantes Negros” propõe reflexões sobre representatividade e os desafios enfrentados por pessoas trans. Com direção de arte de Nair Beatriz e Carll Souza, artistas negros LGBTQIA+, a mostra apresenta registros fotográficos que destacam dignidade e pertencimento, longe de estigmas.
A exposição conta com recursos de acessibilidade e permanece em cartaz até o dia 28 de fevereiro, com visitação gratuita na Multigaleria de quarta a sábado, das 14h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h.
🛍️ Programação nos shoppings
North Shopping Jóquei
O North Shopping Jóquei realiza, no dia 1º de março, a partir das 17h, o evento “Guerreiras do K-pop”, na praça de alimentação, em Fortaleza. A programação terá performances e ambientação temática inspiradas no fenômeno da música pop sul-coreana.
Durante a ação, o público poderá resgatar brindes por meio do programa de benefícios aMais, seguindo as regras da plataforma. O evento é aberto ao público e os brindes são limitados.
Terrazo Shopping
O Terrazo Shopping preparou uma programação especial para o último fim de semana de fevereiro, com atrações gratuitas voltadas ao público infantojuvenil, sempre a partir das 17h, na Praça de Alimentação.
No sábado (28), o evento “Aventuras em Alto Mar” promove recreação temática com gincanas e jogos inspirados no universo marinho, conduzidos por personagens como Sr. Polvo e Pirata Jack. A programação inclui ainda Oficina Criativa de Pintura em Tela, incentivando a expressão artística das crianças.
Já no domingo (1º), o público confere a peça “Turma do Mickey em uma surpresa para Minnie”, espetáculo com música e interação que destaca valores como amizade, empatia e cooperação.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: