Piauí registra mais de 30 feminicídios até início de dezembro; relembre casos e veja como denunciar
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Quase 90% das vítimas de feminicídio no Piauí não registraram BO contra o agressor
O Piauí registrou 35 feminicídios até o início de dezembro de 2025, segundo o Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). 27 dos casos foram registrados em cidades do interior e oito na capital Teresina.
Entre 2022 e 2025, 182 casos foram notificados no estado, segundo o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública (DataSSP). Em 2024, foram contabilizados 40 feminicídios.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
LEIA TAMBÉM: Quase 90% das vítimas de feminicídio no Piauí não registraram BO contra o agressor; veja como denunciar
⚖️ O feminicídio é um assassinato praticado contra uma mulher, especialmente pelo fato da vítima ser mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. Em outubro de 2024, a pena do crime foi aumentada e estabelecida em 12 a 30 anos de prisão. A pena é aumentada em 1/3 caso a vítima estivesse grávida ou se cometido na presença dos filhos ou pais da vítima.
O feminicídio costuma ser precedido por diferentes formas de violência, entre xingamentos, ciúmes excessivo, piadas ofensivas, ameaças, controle, assédio sexual, chantagem, mentiras, ofensas e humilhações públicas.
As humilhações verbais podem evoluir para agressões físicas, como beliscões, arranhões, empurrões e chutes. Em estágios mais graves, há confinamento, lesões corporais, ameaças com armas, abuso sexual, espancamento e ameaça de morte. Por fim, o feminicídio pode ser consumado.
A delegada Eugênia Villa, diretora de Avaliação de Risco da SSP e criadora da 1ª delegacia de feminicídios do Brasil, contou ao g1 que os detalhes dos casos ocorridos no Piauí acompanham a tendência nacional. Segundo ela, mulheres negras e com idades entre 30 e 40 anos seguem como maiores vítimas no estado.
"Apesar de uma redução significante, as mulher negras ainda são as maiores vítimas de feminicídio. Analisamos e as idades entre diferenciam pouco, com a faixa entre 30 a 40 anos. Com essa média de idade, geralmente são mulheres que já consolidaram a vida sentimental e sexual, que provavelmente tem filhos", detalhou a delegada.
Relembre alguns dos casos registrados em 2025:
Servidora pública assassinada dias após pedir medida protetiva
Servidora morta a facadas pediu medida protetiva contra o marido quatro dias antes do crime
Reprodução/Redes Sociais
O caso mais recente ainda não está incluso nos dados divulgados ao g1 pela SSP-PI. A servidora pública Maria Aurinete da Silva Nascimento foi morta a facadas na noite de segunda-feira (22) na zona rural de Esperantina, no Norte do Piauí. Segundo a Polícia Militar, o suspeito é o companheiro dela, que teria cometido o crime por não aceitar que ela saísse da casa onde moravam. Ele está preso.
A vítima pediu medida protetiva de urgência contra o marido quatro dias antes de ser assassinada.
Mulher e filhos assassinados a facadas em Paquetá
Mãe e filhos são assassinados a facadas em Paquetá; ex-companheiro da mulher está preso
Reprodução
Em março deste ano, Jairane Moura da Silva e seus dois filhos, Vinícius Emanuel Moura da Silva e João Gabriel Moura da Silva, foram encontrados mortos dentro da própria casa na manhã deste domingo (2), no município de Paquetá , a 307 km de Teresina. Ela estava grávida de aproximadamente quatro meses.
Jeneilton Araújo, ex-companheiro de Jairane, foi preso e confessou ter assassinado a mulher a facadas, mas negou mas negou envolvimento na morte das crianças.
Comandante da Guarda Guarda Civil Municipal (GCM) de Parnaíba assassinada
Vereador Thiciano Ribeiro (PL) e a comandante da GCM de Parnaíba, Penélope Brito,
Reprodução
A comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Parnaíba, Penélope Brito, foi assassinada a tiros em 27 de agosto de 2025, em uma rua no Centro de Teresina. O vereador Thiciano Ribeiro (PL), companheiro da comandante, também foi morto na ação.
O guarda municipal Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos, foi preso apontado como responsável pelo crime. Ele é ex-marido de Penélope, Sete armas, entre as quais três pistolas e uma carabina, foram apreendidas em dois endereços ligados ao guarda.
Segundo a delegada Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Penélope relatou a uma amiga que se sentia perseguida pelo ex-marido após o fim do relacionamento.
Mulher de 33 morta a facadas dentro no próprio apartamento na Zona Sudeste de Teresina
Gisele Maria Pinheiro Pereira, de 33 anos, foi morta com golpes de canivete em Teresina
Reprodução
Gisele Maria Pinheiro Pereira, de 33 anos, foi assassinada com golpes de canivete no dia 5 de abril, dentro do próprio apartamento, no bairro Tancredo Neves, na Zona Sudeste da capital. O ex-companheiro, Pedro Rocha Pereira e Farias, foi preso no mesmo dia após ligar para um familiar, sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI), e confessar o crime. A arma do crime foi encontrada pela polícia embaixo de um sofá no imóvel.
De acordo com a Polícia Civil, os dois se relacionaram por três anos e haviam se separado 15 dias antes do crime. Ele dormiu no apartamento da vítima na noite do dia 4 de abril e, no dia seguinte, viu mensagens no celular dela, supostamente conversando com outra pessoa.
Ainda segundo a polícia, Pedro Rocha se enfureceu, iniciou uma discussão com Gisele e depois desferiu cerca de 20 facadas.
Adolescente de 17 anos assassinada com tiro nas costas
Investigado por matar ex-namorada de 17 anos no PI morre em presídio
Reprodução
Uma adolescente de 17 anos, chamada Sarah Denise Alves dos Santos, foi assassinada com um tiro nas costas, no dia 13 de julho, no povoado Buriti Alegre, localizado na zona rural de Beneditinos, a 96 km ao Sul de Teresina. O ex-namorado dela foi preso como principal suspeito, mas morreu no presídio no dia 14 de dezembro.
Ela estava em um bar quando foi surpreendida pelo ex, que deu um tiro nas costas dela. A adolescente morreu ainda no local.
Veja como denunciar
O principal canal de denúncia é o Disque 180. A central funciona 24 horas por dia, é gratuita, sigilosa e atende em todo o país, inclusive aos fins de semana e feriados. O serviço oferece orientação e encaminha as vítimas aos órgãos responsáveis.
Confira abaixo os principais pontos de atendimento em Teresina:
Central de Acolhimento Ei, mermã, não se cale! – 0800 000 1673 (WhatsApp)
Centro de Referência para a Mulher em Situações de Violência Francisca Trindade – Funciona na sede da Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí, na Av. Petrônio Portela, 1900, bairro Aeroporto. O telefone é (86) 9433-0809, disponível também por WhatsApp.
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) fica localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital.
Disque 180 – central telefônica gratuita, nacional e confidencial, disponível 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados
Disque 190 – Polícia Militar.
86 994326900 – Ouvidoria da Secretaria da Mulher do Piauí
Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher – Teresina:
1ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP CENTRO)
Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro. Email: deamcentro.te@pc.pi.gov.br.
2ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP NORTE 1 E AISP NORTE 2)
Av. Roraima, 2563, Aeroporto. Email: deamnorte.te@pc.pi.gov.br.
3ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUL 1 E AISP SUL 2)
Av. Henry Wall de Carvalho, s/n, Saci. Email: deamsul.te@pc.pi.gov.br. .
4ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUDESTE 1 E AISP SUDESTE 2)
Conj. Dirceu Arcoverde (por trás do 8º DP). Email: deamsudeste.te@pc.pi.gov.br
DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER – UNIDADE CASA DA MULHER BRASILEIRA (AISP LESTE 1 E AISP LESTE 2)
Av. Roraima, 2563, Aeroporto
DELEGACIA ESPECIALIZADA EM FEMINICÍDIO
Av. Pedro Freitas, s/n, bairro Vermelha. Email: delegaciafeminicidio@pc.pi.gov.br.
CENTRAL DE FLAGRANTES DE ATENDIMENTO À MULHER E AOS GRUPOS VULNERÁVEIS DE TERESINA (24h)
Rua Coelho de Resende, s/n, Centro-Sul.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube