Lula é convidado por Trump para integrar 'conselho de paz' em Gaza
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Trump durante entrevista nesta sexta-feira (16)
Nathan Howard/Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, para fazer parte do chamado "conselho da paz" para Gaza. Lula ainda não aceitou o convite.
Também neste sábado, o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou ter sido convidado. Ao compartilhar uma imagem da carta-convite, Milei escreveu no X que será "uma honra" acompanhar a iniciativa presidida pelo próprio Trump e integrada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Os outros integrantes convidados são: o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional. Já o presidente americano vai presidir o órgão.
Trump anunciou ontem a criação do conselho, um elemento-chave da segunda fase do plano respaldado por Washington para encerrar a guerra no território palestino. "Posso dizer com certeza que é o maior e mais prestigiado conselho já reunido em qualquer momento e lugar", ressaltou, ao fazer o anúncio nas redes sociais.
Segundo a Casa Branca, o conselho de paz vai discutir questões como "fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital".
O presidente americano também designou nesta sexta-feira o major-general americano Jasper Jeffers para dirigir a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) em Gaza, que terá a missão de manter a segurança no território palestino e treinar uma nova força policial para suceder ao Hamas.
EUA anunciam 2ª fase do plano de Trump para Gaza; etapa prevê desmilitarização completa