Homem é indiciado por abandonar filhote com paralisia em São Roque
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia investiga abandono de filhote de chow chow sem mobilidade em São Roque
Prefeitura de São Roque/Divulgação
AUm homem de 38 anos foi indiciado pela Polícia Civil por maus-tratos após abandonar um filhote de cachorro da raça chow-chow com paralisia nas patas traseiras, em São Roque (SP). O crime ocorreu na manhã do dia 16 de fevereiro, quando o animal foi deixado dentro de uma caixa de madeira em frente a um comércio no bairro Jardim Suíça Paulista.
egundo o boletim de ocorrência, a dona de um hotel para cães ouviu um choro na rua e encontrou o filhote. Embora houvesse potes com água e ração na caixa, o animal estava sujo, debilitado e não conseguia se mover. A Guarda Civil Municipal foi chamada e uma avaliação veterinária confirmou a situação de maus-tratos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Câmeras de segurança da rua flagraram o momento do abandono. As imagens mostram um carro parando, o motorista descendo para deixar a caixa na calçada e indo embora logo depois, o que permitiu a identificação do suspeito.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A partir da placa do veículo, a polícia localizou a dona do carro. Ela informou que o automóvel era usado pelo companheiro de sua enteada. O homem, um marceneiro de 38 anos, foi chamado à delegacia e confessou o crime.
Em depoimento, o homem alegou que encontrou a cachorrinha em uma estrada de terra dois dias antes. Ele disse que a levou para casa e a alimentou, mas notou que ela não conseguia mover as patas de trás.
Ele justificou o abandono dizendo que não tinha dinheiro para pagar o tratamento veterinário. Afirmou ainda que deixou o filhote em frente ao comércio por acreditar que se tratava de uma ONG que poderia ajudar. O homem disse estar arrependido e negou a intenção de maltratar o animal.
Apesar da justificativa, a delegada Bruna Racca de Madureira decidiu indiciá-lo por maus-tratos. A decisão foi baseada nas provas, como as filmagens, e na própria confissão do abandono.
O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e da proibição de ter a guarda de outros animais.
O filhote de chow-chow continua recebendo cuidados no hotel para cães onde foi encontrado.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM