Faculdade Favoo forma contador com novas habilidades
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Alunos do curso de Ciências Contábeis da Favoo: profissional terá novas habilidades
Acervo
A contabilidade atravessa um momento de profunda transformação, no Brasil e no mundo. Os desafios trazidos pelo advento da IA (inteligência artificial), a reforma tributária no Brasil, a instabilidade econômica e a realidade do ESG demandam um novo perfil de contador, com visão mais ampla, e habilidades específicas. Novas diretrizes curriculares nacionais, publicadas recentemente, também impulsionam mudanças estruturais no papel do contador, e na sua formação acadêmica.
À nível municipal, o Conselho Regional de Contabilidade em Vilhena (CRC) registra, atualmente, cerca de 430 contadores ativos no mercado, um dado que expõe a competitividade do setor e a urgente necessidade da diferenciação profissional. “Eu vejo o contador como um parceiro essencial dos empresários, especialmente em um cenário de tantas transformações”, declara Douglas Brum, do CRC de Vilhena, completando: “Ao longo de minha caminhada busquei constante qualificação, com especializações em Perícia, Auditoria, Controladoria e um MBA em Gestão Financeira”.
Para o diretor acadêmico da Favoo, Vitor Marçal, O CRC tem um papel fundamental nesse processo, atuando como ponte entre atualização técnica, ética profissional e as transformações do setor. “Por isso faz todo sentido uma aproximação entre nós”, explica, completando: “A contabilidade tem sido mencionada em rankings de profissões que podem enfrentar riscos caso não se adaptem às novas exigências do ambiente econômico e tecnológico. Esse cenário não indica o fim da profissão, mas evidencia a necessidade de um processo contínuo de transformação, onde a tecnologia, a inovação e empreendedorismo assumem papel central na sua reconfiguração. ” observa.
Coolab Cidadão, laboratório prático de Ciências Contábeis: aulas dinâmicas e cases reais
Acervo
Profissional com novo perfil em construção
Além do foco tradicional na contabilidade técnica, as novas diretrizes curriculares, formalizadas em 2024, passam a exigir novas competências relacionadas à governança, tecnologia, programação, inovação, análise de dados, visão estratégica e pensamento crítico.
“A construção da nova matriz curricular na Favoo está orientada à preparação dos estudantes para este cenário, marcado pelas transformações tecnológicas, mudanças regulatórias e novas formas de geração e uso da informação, assegurando uma formação alinhada às necessidades contemporâneas, tanto do mercado como da sociedade”, explica Divana Aparecida Antonio, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Favoo.
Segundo explicou a coordenadora, o Hubee – hub de inovação aberta da Favoo em parceria com a Sicoob Credisul, terá um importante papel, pois vai proporcionar aos alunos um ecossistema inspirador e formação tecnológica. “Nesse ambiente de inovação e empreendedorismo, a busca de soluções práticas é alinhada com a realidade”, explica.
A aprendizagem pela prática também acontece no Coolab Cidadão, o laboratório contábil da Favoo, que acaba de receber o selo de reconhecimento da Receita Federal pelo impacto social dos atendimentos gratuitos realizados anualmente (quase 200 por ano). Entre os serviços realizados pelos alunos estão: elaboração de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), consultas de CPF, parcelamento de débitos, abertura e regularização de MEI, além de auxílio no acesso a serviços digitais do governo.
“O Coolab Cidadão proporciona uma experiência acadêmica transformadora para nossos alunos, que aplicam seus conhecimentos na prática e desenvolvem competências essenciais para sua carreira”, destacou o professor Cesar Henrique Marson de Andrade, responsável pela orientação do laboratório, explicando que no laboratório também os próprios alunos realizam os lançamentos contábeis e fazem a classificação de despesas e receitas da Favoo e de outras instituições sem fins lucrativos.
Faculdade Favoo forma contador com novas habilidades
Acervo
Sobre a Favoo, uma cooperativa educacional
Fundada em 2006, a Cooperativa Educacional de Vilhena é mantenedora da escola e da faculdade Favoo, com mais de 1.100 alunos. Desde 2019 é campeã no Enem no Estado e desde 2012 no município de Vilhena. A faculdade oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Devido ao formato de cooperativa, a instituição reinveste todo seu resultado financeiro em infraestrutura e treinamento, o que garante o altíssimo nível de qualidade educacional e das instalações. Em parceria com a Sicoob Credisul a Favoo acaba de inaugurar um Hub que compõe a área de 60 mil metros quadrados das instalações.