Changan CS75 Plus é flagrado em testes em São Paulo
27/12/2025
(Foto: Reprodução) Changan CS75 Plus é flagrado em testes em São Paulo
Depois do flagra de um Changan Uni-T camuflado em Santos (SP), outro SUV da marca chinesa foi visto, agora em São Paulo (SP): o CS75 Plus.
O utilitário é um crossover espaçoso, com 4,7 metros de comprimento e 2,8 metros de entre-eixos. As dimensões colocam o modelo próximo de outros SUVs de sete lugares já vendidos no Brasil, como Chery Tiggo 8 e Jeep Commander.
Changan CS75 Plus em testes em São Paulo (SP)
Raphael Martins/g1
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
Mesmo competindo com SUVs de sete lugares, o Changan CS75 Plus acomoda cinco ocupantes, o que favorece o espaço para as pernas e aumenta a capacidade do porta-malas.
Por fora, é possível identificar elementos que indicam forte semelhança deste camuflado com o Changan CS75 Plus:
Changan CS75 Plus
Raphael Martins/g1
Grade frontal com entrada de ar em formato de “V”;
Luz de rodagem diurna (DRL) horizontal, com leve recorte vertical próximo à caixa de roda;
Faróis posicionados entre as DRLs;
Rodas com desenho que parte de aros mais espessos e afina em direção aos parafusos centrais;
Aerofólio traseiro com vinco central em “V”;
Lanternas traseiras com assinatura própria.
Sob o capô, o CS75 Plus se diferencia dos modelos exibidos pela Caoa Changan no Salão do Automóvel de São Paulo. A razão está no conjunto mecânico: um motor a combustão, sem qualquer eletrificação.
O modelo utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, que entrega 192 cv e 31,6 kgfm de torque, ligado a um câmbio automático de oito marchas.
Por dentro, o CS75 Plus segue a linha aplicada por outras marcas chinesas em modelos eletrificados, com uso de materiais macios ao toque e visual minimalista, que esconde comandos do ar-condicionado, seletor de câmbio e até as portas USB.
Changan CS75 Plus
divulgação/Changan
Se por um lado parte dos comandos fica oculta, por outro o conforto recebe destaque em recursos bastante visíveis como:
Ventilação e aquecimento nos bancos dianteiros;
Apoio para os pés do passageiro da primeira fileira;
Encostos de cabeça anatômicos para todos os ocupantes;
Ajustes elétricos e função de massagem nos bancos frontais;
Central multimídia de 10,25 polegadas e tela secundária para o passageiro, de 12,3 polegadas;
Sistema de estacionamento autônomo, capaz de operar mesmo com o motorista fora do carro.
Changan CS75 Plus
divulgação/Changan
Quem é Changan?
A Changan não é nova no Brasil. A marca vendeu veículos comerciais leves entre 2006 e 2016, então sob o nome Chana Motors. Em 2011, adotou o nome Changan, antes de encerrar suas atividades no país.
O retorno da marca já vinha sendo especulado no mercado, e modelos da empresa foram flagrados em testes antes da confirmação, feita durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Apesar de compartilhar o prefixo Caoa, a nova marca atuará no Brasil junto da Caoa Chery. As duas dividirão o pavilhão de exposições do Salão do Automóvel, cada uma com seu próprio espaço, separados pelo estande da Honda.
Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre os primeiros carros, mas dois modelos subiram ao palco do Salão: Avatr 11 e 12. O primeiro é um SUV cupê urbano e luxuoso, enquanto o segundo é um sedã cupê com apelo mais esportivo, mas sem abandonar o requinte.
Para o Brasil, o único modelo com dados divulgados pela Changan foi o Avatr 11. Ele utiliza um conjunto elétrico com tração traseira que entrega 308 cv de potência e alcança até 730 km de autonomia com uma carga — segundo o ciclo chinês, sempre mais generoso que o Inmetro com os números.
Changan Avatr 11
Vinicius Montoia | g1
A marca também confirmou que o modelo oferece diversos assistentes de condução, como:
Piloto automático adaptativo;
Frenagem automática de emergência;
Assistente de permanência em faixa.
A Caoa Changan ainda não divulgou planos concretos para o lançamento dos veículos, nem informou se eles serão produzidos no Brasil ou se chegarão ao país apenas por importação.
Na China e em outros mercados, a Changan oferece não só carros elétricos, mas também modelos a combustão, híbridos e veículos alimentados apenas por bateria para mover as rodas.
Para além da parceria com a Changan, a Caoa possui uma fábrica no Brasil. A planta fica em Anápolis (GO) e foi inaugurada em 2007. De lá saem os modelos produzidos para com a também chinesa Chery, como os SUVs das linhas Tiggo 5, 7 e 8.