Cachorro, altinha, caixa de som: entenda o que pode e o que não pode nas praias do Rio
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Com o calor, as praias estão cheias, mas as pessoas precisam seguir regras para respeitar os outros banhistas
Maiô ou biquíni. Sunga ou bermuda. A praia carioca é diversa, democrática e cheia de estilos. Mas, para que todo mundo consiga aproveitar o espaço, algumas regras precisam ser respeitadas.
Com o aumento do movimento nas praias, especialmente nos fins de semana e no verão, a Prefeitura do Rio tem reforçado normas que valem para frequentadores, esportistas, quiosques e ambulantes. Veja o que é permitido e o que é proibido.
🔊 Caixa de som na areia: proibido
Levar caixa de som para a areia não é permitido. A regra vale para evitar conflitos entre banhistas e garantir o sossego coletivo.
A orientação é clara: quem quiser ouvir música deve usar fones de ouvido. Caixas de som só são permitidas nos quiosques, dentro de regras específicas (veja abaixo).
🗑️ Lixo: cada um é responsável
Com praias cheias de dia e de noite, sobra pouco tempo para a limpeza urbana. Por isso, a Prefeitura pede colaboração dos frequentadores.
A recomendação é recolher o próprio lixo e usar os recipientes distribuídos ao longo da orla. Em um apelo recente nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes reforçou que a ajuda da população é essencial para manter a praia limpa.
⚽ Altinha: tem regra de horário e local
A altinha é uma das marcas da praia carioca, mas não pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer hora.
É proibida perto da água entre 8h e 17h. Nesse horário, a prática só é permitida próximo ao calçadão. Fora desse período, a atividade é liberada, desde que não atrapalhe outros banhistas
Equipes de reportagem do RJ2 flagraram rodas de altinha sendo formadas fora do horário permitido.
🥅 Redes e futvôlei
Também há regras para a instalação de redes. Jogar futvôlei perto da água é proibido. As redes devem ser montadas apenas nos locais autorizados, respeitando a distância da faixa de areia usada por banhistas.
🛴 Ciclomotores e patinetes
Desde maio, um decreto municipal proíbe a circulação e o estacionamento de ciclomotores, patinetes motorizados e veículos similares no calçadão das praias. Mesmo parados, esses veículos não podem ocupar o espaço.
🍹 Quiosques e música
Os quiosques podem ter música e apresentações ao vivo, mas com limite de horário: das 12h às 22h
Quem descumpre as regras está sujeito a multa:
R$ 1 mil na primeira infração
R$ 2 mil na segunda
Pode haver ainda cassação da licença em caso de reincidência.
🐶 Cachorros na praia
Passear com cachorro é permitido, mas com exigências:
O animal deve estar na guia
Algumas raças e portes exigem focinheira
O tutor é responsável pela limpeza e pelo controle do animal
Praia da Barra da Tijuca lotada
Fabrício Pioyani/Agnews