Atendimentos por lesões nos olhos ligadas ao uso de pomadas para cabelos sobem quase 200% no Rio
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Atendimentos por lesões nos olhos ligadas ao uso de pomadas para cabelos sobem quase 200% no Rio
As unidades municipais de saúde do Rio de Janeiro registraram um aumento de quase 200% nos atendimentos a pacientes com lesões oftalmológicas provocadas pelo uso de pomadas modeladoras para tranças de cabelo.
O crescimento acende um alerta para o período de fim de ano, quando o uso desses produtos costuma ser mais frequente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal Souza Aguiar foi a unidade que mais recebeu pacientes com esse tipo de problema. Entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), foram registrados 250 atendimentos relacionados às lesões. Desse total, cerca de 30% eram crianças.
Alerta de médicos
Os médicos relatam que as pomadas, especialmente as de procedência desconhecida, podem escorrer para os olhos quando entram em contato com suor, calor ou água, provocando uma espécie de queimadura química.
Atendimentos por lesões nos olhos ligadas ao uso de pomadas para cabelos sobem quase 200% no Rio
Reprodução TV Globo
Segundo oftalmologistas que atendem os casos, os principais sintomas são dor intensa, ardência, vermelhidão e dificuldade para abrir os olhos.
A orientação é usar apenas produtos certificados e evitar pomadas sem registro ou origem conhecida.
Caso o produto escorra para os olhos, a recomendação é lavar imediatamente os cabelos com bastante água, tomando cuidado para não deixar o produto atingir ainda mais a região dos olhos, e procurar atendimento médico o mais rápido possível.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta, principalmente para pais e responsáveis, já que crianças estão entre as principais vítimas dos atendimentos registrados.