Após seis anos de reforma, Biblioteca Municipal Arnold Silva é reaberta em Feira de Santana
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Biblioteca municipal é reinaugurada em Feira de Santana
A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva foi reaberta na noite de segunda-feira (29), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, após permanecer fechada por seis anos para obras de reforma e modernização. O prédio foi reinaugurado durante uma solenidade que contou com a presença de autoridades municipais, escritores, professores e estudantes.
Localizada na Rua Geminiano Costa, no Centro da cidade, a biblioteca funciona no mesmo endereço desde 1962 e passou pela primeira requalificação estrutural desde a inauguração. Com a reforma, o equipamento também ganhou modernização digital.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
O prédio também recebeu adequações de acessibilidade, como elevador, piso tátil e placas de identificação com sinalização em braille.
O projeto incluiu melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura completa do prédio, troca de janelas, aquisição de móveis novos, criação de mais salas de leitura e climatização em todos os ambientes.
Biblioteca foi reaberta após seis anos em Feira de Santana
Washington Nery
Além da reforma na estrutura, a biblioteca passa a oferecer acesso a um acervo físico e digital com cerca de 15 mil títulos entre e-books, audiolivros, livros e documentos disponibilizados por mais de 70 editoras. Para utilizar o serviço é necessário realizar cadastro no aplicativo ou no site da biblioteca.
O estudante de medicina Rafael Amorim comemorou a reabertura do espaço, que fez parte da sua rotina de estudos.
“O espaço ficou muito tempo fechado e fez muita falta. É um ambiente amplo, com um acervo grande de livros para estudar. Usei bastante a biblioteca para me preparar para o vestibular e hoje ver tudo reformado é uma grande alegria”, disse em entrevista à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região.
Biblioteca ganhou modernização digital e nova estrutura em Feira de Santana
Washington Nery
A coordenadora da biblioteca, Maura Cedraz, informou que o funcionamento do equipamento será alterado em razão das festas de fim de ano.
"Nesta quarta-feira (31), a biblioteca permanecerá fechada, retomando as atividades a partir da próxima segunda-feira (5 de janeiro), das 8h às 12h e das 13h às 17h. A visitação é aberta ao público".
Sobre a biblioteca
A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva foi fechada em 2019 e chegou a ser reaberta em setembro de 2021, mas voltou a ser interditada devido às condições precárias da estrutura, o que motivou uma nova reforma.
Espaço foi reformado para todas as idades
Washington Nery
A primeira biblioteca municipal de Feira de Santana foi fundada em 16 de janeiro de 1890 e funcionava em um casarão na atual Praça João Pedreira. Décadas depois, foi transferida para o atual espaço na Rua Geminiano Costa.
Por meio de resolução da Câmara Municipal publicada em 4 de dezembro de 1961, o equipamento passou a se chamar Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva.
Atualmente, ela é considerada a maior biblioteca escolar municipal do estado da Bahia. Antes do fechamento para reforma, o local registrava cerca de 200 visitas diárias, segundo dados da Divisão Municipal de Bibliotecas.
Cerca de 15 mil exemplares estão disponíveis na Biblioteca Municipal
Washington Nery
LEIA MAIS:
Caixa d’Água do Tomba passa a integrar o patrimônio cultural de Feira de Santana
Vem Louvar é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Feira de Santana após sanção do prefeito
Beiju é reconhecido como patrimônio imaterial de Irará; tradição garante renda e preserva memória cultural na cidade baiana
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻