Ação integrada prende suspeito de liderar quadrilha de roubo de veículos no Amapá e no Sul do país
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Líder de organização criminosa é preso em operação integrada entre Amapá e Santa Catarina
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 27 anos, suspeito de liderar uma quadrilha especializada em furto e roubo de veículos, foi preso nesta segunda-feira (29) em uma ação integrada das polícias do Amapá, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo a Polícia Civil do estado, o suspeito já havia sido preso em 2022 por furto e receptação de veículos. Após deixar o estado, ele se mudou para o Sul do país para tentar escapar das investigações, mas continuou comandando crimes no Amapá à distância.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
De acordo com a polícia, o acusado montou um esquema para furtar veículos e revendê-los a compradores. Ele publicava anúncios em redes sociais com preços abaixo do mercado e acionava comparsas para furtar carros com as mesmas características.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Sobre o esquema
Integrantes da quadrilha trocavam a ignição dos veículos para dar aparência de legalidade. As vendas eram feitas rapidamente, antes que os registros de roubo fossem incluídos no sistema.
A polícia identificou que diferentes pessoas atuavam em cada etapa: furto, entrega e recebimento do dinheiro.
O esquema começou a ser desmantelado em 2024, quando houve aumento nos casos de furto e roubo de veículos. O grupo comandado pelo suspeito esteve ligado a mais de 100 ocorrências. A maioria dos envolvidos já foi identificada e presa.
LEIA MAIS:
Dez fatos que marcaram o Amapá em 2025: veja os destaques das coberturas do g1
Homem é preso em Macapá suspeito de estuprar e engravidar cunhada com deficiência mental
Intérprete de libras viraliza ao traduzir letra ‘pesadona’ em show da Anitta no Amapá
Em maio de 2025, novos crimes com o mesmo modo de operação foram registrados. A Polícia Civil identificou novos integrantes da quadrilha e apontou novamente o acusado como mandante.
A operação desta contou com a participação da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículos (DRFV) e do Núcleo de Capturas do Amapá, da Agência de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, da guarnição do Tático de Chapecó (SC) e da Inteligência da Polícia Militar de São Paulo.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: