MG investiga morte com suspeita de intoxicação por metanol, diz governo federal
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Veja os vídeos que estão em alta no g1
Minas Gerais registrou a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol, segundo informou o Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (10). O caso está sendo investigado em Ipatinga, no Vale do Aço.
Ao todo, cinco óbitos já foram confirmados no Brasil e 12 seguem em investigação – um em MG, um no Ceará, um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e seis em São Paulo.
O número de casos confirmados de intoxicação no país chegou a 29, a maioria em SP (25). Há ainda três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Outros 217 estão em investigação nos seguintes estados: São Paulo (160), Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol
Casos descartados
Minas Gerais já tinha registrado três casos suspeitos de intoxicação por metanol, mas todos foram descartados.
Em Belo Horizonte, uma mulher de 48 anos foi internada no início desta semana com dor abdominal, náuseas, vômitos e dor de cabeça. No entanto, não foi detectada a presença de metanol no sangue da paciente.
As outras notificações envolveram um homem de 25 anos, residente em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e outro de 27 anos, morador de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata.
Maior surto de intoxicações por metanol dos últimos anos aconteceu recentemente, entre 2016 e 2023
Reprodução/TV Globo/Fantástico