Gilberto Gil retoma turnê de despedida em Porto Alegre após perda de Preta Gil
06/09/2025
(Foto: Reprodução) Gilberto Gil no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Juliano Castro/ RBS TV
Gilberto Gil subiu ao palco no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para retomar a sua turnê de despedida "Tempo Rei", na noite deste sábado (6). O show é o primeiro desde a morte da filha, Preta Gil, em julho deste ano.
A apresentação faz parte da turnê que encerra oficialmente sua trajetória nos palcos, celebrando seis décadas de uma carreira que atravessou gerações. Os ingressos começaram a ser vendidos ainda no ano passado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Quando eu encontro as pessoas que vêm aos shows, nos vários lugares, elas sempre se referem como tendo sido pra elas um momento importante, interessante. O que pra mim é extremamente gratificante", comentou Gil em entrevista exclusiva à RBS TV.
A cantora Adriana Calcanhotto foi a convidada surpresa na capital gaúcha e dividiu o palco com Gil.
Adriana Calcanhotto é convidada para a turnê "Tempo Rei", em Porto Alegre
Desde cedo, fãs de diferentes idades começaram a chegar ao Beira-Rio para garantir um lugar próximo ao palco.
"Tem todo um mundo afetivo, um mundo artístico, um mundo cultural, uma série de coisas que ligam o Rio Grande do Sul a nós. A minha pessoa. E ao meu trabalho. Nós ficamos muito felizes", afirmou Gil.
O repertório da noite entregou clássicos que marcaram sua trajetória artística, política e intelectual.
Desde a morte de Preta, o cantor chegou a fazer uma apresentação no evento São Paulo Beyond Business, em 17 de agosto. No entanto, a performance não fazia parte da turnê oficial "Tempo Rei".
Gilberto Gil faz turnê de despedida na Capital
Doutor Honoris Causa
Na sexta-feira (5), Gil chegou à capital e foi homenageado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira.
Gilberto Gil recebe Honoris Causa da UFRGS
Rochele Zandavalli, Pietro Scopel e Flávio Dutra/ Secom-UFRGS
O momento marca o reconhecimento institucional de uma trajetória que ultrapassa os palcos e se inscreve na história brasileira como símbolo de resistência, diversidade e diálogo. Segundo a universidade, a escolha de Gilberto Gil se baseia em seu currículo e na relevância histórica de sua atuação artística, política e intelectual.
A proposta de concessão do título foi apresentada pelo Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e aprovada pelo Consun em abril deste ano.
Trajetória
Gilberto Gil celebra 60 anos de carreira e se aposenta dos palcos com a turnê Tempo Rei
Aos 83 anos, Gilberto Gil é considerado um dos músicos mais importantes do Brasil. Ele iniciou sua carreira no final da década de 1950 e, desde então, acumula sucessos como "Aquele abraço", "Não chore mais", "Esperando na janela" e "Vamos fugir".
Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela Unesco. Entre 2003 e 2008, foi ministro da Cultura nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em abril de 2022, Gil tomou posse como um 'imortal' da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em seu discurso de posse, o cantor destacou que foi o primeiro representante da música popular brasileira a tomar posse na academia.
Em abril de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) outorgou a homenagem ao cantor. Em outubro de 2023, ele havia recebido o mesmo título da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS